Imagem Destaque

Como utilizar as redes sociais para fortalecer seu evento

07/08/2018

Facebook, Twitter, YouTube, Flickr, Google+, Instagram. O que não falta são redes sociais. É provável que você tenha um perfil em pelo menos uma dessas redes e que a empresa em que você trabalha também esteja presente na web. E é por isso que as redes sociais são excelentes ferramentas de apoio para eventos. São ótimos canais para a comunicação com o público, contribuindo para o engajamento dos participantes e para a divulgação do evento. Acompanhe dicas para fortalecer o seu evento:

Redes sociais na organização de eventos

  • Aproveite o contato direto com o público para envolvê-lo na organização. Faça pesquisas ou enquetes para saber o que as pessoas gostariam de ver no evento, que tema elas esperam que seja tratado. Isso faz com que se sintam parte do evento e tenham ainda mais vontade de estar lá.
  • Você pode usar as redes sociais para encontrar fornecedores. Por exemplo, se fizer a seguinte pergunta na página do evento no Facebook “Pessoal, alguém conhece um bom fornecedor de guardanapos que atenda na região sul?”, além de conseguir várias dicas bacanas, vai, novamente, estar envolvendo o público na organização do evento.

Redes sociais para a divulgação de eventos

  • As pessoas não apenas estão nas redes sociais, como também diariamente tomam decisões a partir de informações que recebem por lá. Além disso, as redes sociais dão o poder da informação para seus usuários. Eles gostam de receber e compartilhar conteúdo. Aproveite essa dinâmica para incentivar a conversa sobre o seu evento. Mantenha uma atualização constante de informações nas redes para que o público esteja sempre por dentro do que vai acontecer e, quem sabe, compartilhar com seus amigos - consequentemente, divulgando seu evento.
  • As hashtags (#) categorizam temas que são abordados nas redes sociais. Crie uma hashtag para o seu evento (#EventoDeFimDeAno, por exemplo). Dessa forma, as informações sobre ele estarão organizadas. Além disso, não esqueça que o público também gera conteúdo sobre o evento. Incentive a utilização das hashtags. Assim, quando alguém compartilhar uma dúvida, uma informação ou foto sobre o evento, será mais fácil acompanhar a repercussão.
  • As redes sociais também são importantes para a cobertura do evento. Compartilhar informações, fotos e vídeos em tempo real vai ajudar a aumentar o alcance do seu evento. Além disso, quem estiver participando também vai querer compartilhar esse conteúdo, contribuindo ainda mais para a disseminação de sua marca.

Redes sociais para o pós-evento

As redes sociais também podem ajudar a compartilhar informações no pós-evento. Seja qual for o tipo de conteúdo que você queira divulgar, existe uma rede social para isso:

  • Se quer mostrar um vídeo dos melhores momentos do evento, pode usar o YouTube.
  • Se quer compartilhar todas as fotos, faça albuns no Facebook e no Google +.
  • O Flickr é uma ótima opção para compartilhar vídeos e fotos em alta resolução - isso pode ser muito útil para a imprensa, por exemplo.
  • Quer compartilhar as apresentações utilizadas nas palestras? O SlideShare está aí para isso!

voltar